Avançar para o conteúdo principal

Projeto Fifty-Fifty

Somos pessoas, seres complexos num mundo volátil, ruidoso e cheio de contradições. Temos várias experiências e perspetivas da vida.
Habitualmente incorporamos a nossa atividade e vivemos dela como se apenas fossemos isso, mas isso não é verdade, somos muitíssimo mais.
Somos muito mais do que meros enfermeiros, professores, engenheiros, trabalhadores da hotelaria, psicólogos, escritores, músicos ou outros profissionais.
Somos muito mais do que membros familiares, esposas, mães, maridos, filhos ou enteados.
Somos muito mais do que qualquer estrutura física existente no nosso corpo, como os olhos, boca e/ ou coração.
Somos muito mais do que temos... Somos o que somos!
Todas estas particularidades, aspetos ou dimensões da vida, como lhes queiram chamar,  poderão funcionar melhor ou pior consoante vários fatores.
Grande parte dos cidadãos tenta cuidar-se da melhor forma que sabe ou foi ensinada. No entanto existe um sector/recanto da pessoa humana que repetidamente não é tido nem achado... estou a falar da nossa dimensão mais espiritual e artística, do nosso tempo para refletir e interiorizar, do nosso tempo de dormir e de sonhar, do nosso tempo de crescer lentamente e ir contra a sociedade que indiretamente nos impele para não o fazer!
Quase sempre e apenas quando as dimensões física, psicológica ou social são lesionadas ou estão debilitadas é que caímos na dura realidade, pois ... somos muito mais do que temos, do que fazemos ou de onde nascemos.
Temos que parar, devemos refletir, balizar e coar o que é realmente essencial para nós, para o nosso EU, para que mesmo com determinados deficits ou problemas noutros aspetos, sabermos e sentirmos que há um EU, há uma pessoa com sentimento e com arte e com crença e com tempo, tempo para viver e deixar a sua pequenina marca no mundo.
O mundo em que vivemos até pode ter apenas dois tons, mas há que ter esperança porque o mesmo poderá ser melhorado e vivido, se dividido e/ou partilhado com outros, que também são um EU, uma pessoa com sentimento, com arte e com crenças... FIFTY-FIFTY!
FIFTY-FIFTY é o projeto que desenhei com o objetivo de estimular a criatividade, o sonhar, o ter tempo de parar para observar e escrever, melhorar a saúde, recordando a dimensão mais espiritual do cidadão.
Portugueselily sou EU, católica, portuguesa, neta, filha, esposa, mãe, irmã, enfermeira, poeta, ambientalista, apaixonada por fotografia, sonhadora, mas ainda em aprendizagem no que diz respeito à gestão de tempo e a priorizar atividades do dia a dia.
Este canto virtual, é o espaço que escolhi , por achar que seria mais fácil implementá-lo.
A partir de setembro, encontrará neste local, o resultado ou o corolário do que surgiu do convite que fiz a vários cidadãos da sociedade portuguesa para dar voz às minhas fotografias, aliando o meu gosto pela arte fotográfica, à vontade pessoal em contribuir para diminuir essa errada crença, de que apenas um determinado grupo de pessoas é que poderá ser criativo, espirituoso e com expressão artística .
Não sou fotógrafa nem tenho nenhuma câmara especial, pretendo apenas que este projeto seja criativo, "gourmet" ou de digestão espiritual lenta como queiram denominar.
As publicações serão feitas for ordem alfabética de acordo com o nome dos convidados.
A todos aqueles que não participaram no projeto convido à reflexão e à leitura, e que também os próprios observem algo, escrevam, componham, cantem, pintem ou fotografem, o importante é que qualquer um, sem exceção, tenha algo para dizer, para ensinar ou transmitir, resultado da sua experiência, atividade, sentimento, preocupação... espiritualidade.
Nota: todas os textos foram cedidos livre e espontaneamente para publicação.
Nenhum dos cidadãos convidados teve acesso à fotografia ou ao texto de um outro, pelo que ninguém foi influenciado.
Todos os textos  que recebi e publico enriqueceram a minha vida, por isso e por tudo, agradeço do fundo da minha dimensão mais espiritual a todos quantos colaboraram no desenvolvimento e implementação deste projeto.
Portugueselily

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SÓNIA Andrez

#Day4 #portugueselily Casa antiga, Casa de bairro, Rua estreita, Ruela, Traseiras, Quintal... Lembra os bairros antigos com ruelas estreitas nas traseiras das casas e iluminação pública com os antigos candeeiros de rua com uma luz fraca e amarelada... Pode ser também um género de um logradouro que servia um grupo de casas e ao mesmo tempo como saída de emergência (ou saída das traseiras)...   Ao fundo vê-se o que parece ser um muro de vedação ... Uma porta para a rua... Sónia Andrez- Mulher, Mãe, Técnica administrativa https://www.photoblog.com/portugueselily/2017/09/19/sonia-andrez/

VERA Daniel

#Day2 #portugueselily Há  alturas na vida em que acreditamos que tudo é possível, basta darmos as mãos e criamos uma energia tão forte, tão pura que pode transformar o mundo. A alegria e a esperança passam de mão em mão, a diferença de idades desaparece e grandes e pequenos partilham sonhos, partilham a sabedoria do passado, a experiência do presente e o acreditar num futuro melhor. Porque quando nos unimos, tudo é tão simples, tudo pode acontecer, a mudança acontece…. e há sempre espaço para mais um nesta roda infinita. VERA Daniel, Mãe e Educadora de Infância https://www.photoblog.com/portugueselily/2017/09/12/vera-daniel/